quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dirceu Paulino, um guerreiro



Nome e idade ?
Dirceu da silva paulino 36 anos

Como foi sua infância ?
Minha infância foi muito feliz, brincadeiras que hoje em dia já não existem mais, como carrinho de rolimã, pião, soldado ladrao, impinar pipa. Para resumir uma infância alegre e muito movimentada.

Quais os principais amigos naquela época ?
Tinha os amigos da rua: Ricardo, Didi, Vagner Paulino, Valmir Paulino, Lecão, Dú, Toninho(ja falecido), Fabio Catini e muitos outros, e o pessoal da escola tambem, que ficaria dificil lembrar de todos, até poruqe sempre fui um cara com muitos amigos .

Dirceu era daqueles alunos que fazem bagunça na escola ?
Sempre gostei de fazer bagunça, mais sempre com muito respeito. Eu era da turma do fundão, mais sempre tratei com muito respeito todos os professores, talvez por isso sempre tive muita moral com a maioria, tanto que na primeira olimpiada do monsenhor nora fui escolhido pra comandar a cor azul e quando chegava a ir pra dIretoria, até café eu tomava. Até hoje eu mantenho amizade com os mestres daquela época.

Quando começou a jogar Voleibol ?
Comecei a jogar volei tarde, perto de outros jogadores. Comecei com 15 pra 16 anos, depois do falecimento da minha mãe. Antes jogava futebol, joguei pelo Deretur e tambem pelo floresta. Meu inicio no vôlei foi no time de mogi .

Times que já atuou ?
Joguei pelos times de Mogi, Banespa, Remo do Pará, Flamengo do Rio, Suzano, Olimpycos, Unisul santa catarina, Cimed Santa Catarina, Caguas de Porto Rico, San Juan de Porto Rico, Lokomotive da Russia, Olimpiacos da  Grécia, Pinheiros Sky e atulamente no Volei Armiswil da Suiça .

Foi campeão em quais times ?
Fui campeão paulista 3 vezes, carioca 2 vezes, catarinense 6 vezes, superliga 5 vezes, cev pelo olimpiacos e vice campeão mundial juvenil.

O que o esporte te ensinou ?
O esporte me ensinou ter humildade, saber diferenciar as pessoas, dar valor as amizades verdadeiras e outras lições importantes pra vida.

O que levou você a praticar esse esporte ?
Fui jogar volei realmente por coincidência do destino, jogava futebol e gostava muito, como até hoje gosto de acompanhar, mais como já era mais alto que a media, no volei encontrei um esporte que poderia usar esse diferencial. Comecei a jogar e gostei do esporte, o volei é um esporte de raciocínio e de muito vigor físico poruqe você esta a todo tempo saltando e caindo no chão. Tambem sempre fui um pouco explosivo e esporte de contato como o futebol com certeza me traria alguns problemas... (rsrs)

Como é ficar tanto tempo fora da cidade, longe dos amigos e família ?
Ficar longe da cidade que gosto é muito dificil, talvez pela vida que eu tive que sempre foi longe de mogi eu tenha uma facilidade maior em conviver em outros países, mas a distancia da familia realmente é o que mais me deixa triste, ainda bem que hoje em dia temos a net e podemos manter contato diário.

Qual o significado de Família pra você ?
Familia pra mim deve ser igual a todo mundo,é a coisa mais importante de nossas vidas,nao tenho muito mais a acrescentar .


                                                       Dirceu com os filhos Enzo e Liz

O que você acha que deveria acontecer para melhorar o esporte em Mogi Mirim ?
Para melhorar o esporte a primeira providencia é eleger politicos que realmente entendem e tenham boas intenções quando o assunto é esporte, até porque é uma parte da vida do cidadão importantissimo, não só pelo bem estar do corpo, como para tirar os jovens do caminho das drogas e pra alguns até uma profissão, claro que nem todos serão um cielo, um ronaldinho, um guga, mas se de 200 jovens 3 ou 4 se tornarem atletas de ponta o trabalho todo já valerá a pena, porque o restante que não se tornar um profissional do esporte, terá saído dos caminho das drogas e aprendido disciplina, companherismo, dedicação. Isso sim é social, os politicos não vêem assim, eles acham que fazendo quadras e jogando uma bola la no meio é estar trabalhando pelo povo ou então obras que eles podem colocar no jornal todo dia, com a intenção de se reeleger nas próximas eleições. Mas isso é passageiro, um bom politico pensa como um todo, correndo atrás de grandes empresas pra fazer parcerias,trabalhando com a legislação para facilitar o apoio privado ao esporte local e fazer com que aquela criança lá da ultima rua do bairro mais carente, realmente tenha condições de praticar em alto nível. Eu posso estar enganado, mais algum leitor desse blog já conversou com algum politico de mogi mirim que tenha feito reuniões com as empresas de mogi pra melhorar o esporte local ??? Não digo uma ou duas, digo reuniões. Porque para conseguir algo assim, não é em duas ou dez, são reuniões o ano todo. Fica aqui a minha pergunta. Que politico local se empenha assim pra fazer uma ligação entre o privado e o estado ???? Que parem só de querer reeleição e fazer obras a lá maluf e metam a cara nas empresas.

Você ajudaria se te pedissem ?
Quanto a ajudar se me pedissem, eu ajudaria desde que não fosse beneficiar nenhum politico. Por isso talvez ate hoje nenhum me chamou pra participar de reunião nenhuma Até já fiquei sabendo que teve vereador que não quis porque ficou com medo de eu me candidatar e roubar voto dele. É por isso que não acredito nesses que estão a frente do povo de Mogi Mirim. Ali todos fazem as coisas para aparecer e ter uma nova chance de se reeleger e não com a intenção de fazer um trabalho sério e de alto nível, porque isso da muito trabalho e teria que se dedicar muito. É mais fácil fazer 300 obras pequenas que podem aparecer no jornal todos dias, do que uma grande que requer empenho e suor e que vai aparecer uma vez só na mídia. Enquanto for assim o esporte de mogi vai ficar resumido no que é hoje, ou seja, campeonato amador, campeonato rural, algumas equipes que treinam para os regionais,e outros esportes que se fazem sozinhos ou com a ajuda privada, como o triathlon e a natação.

O que diria para os jovens que estão começando a jogar Voleibol ?
Para os que estão começando, diria que tenham força de vontade, pois nao é fácil, tem que abrir mão de coisas muito boas e enfrentar uma ferrenha concorrência. Mas faça isso sempre com muito respeito aos outros e sem pisar em ninguém, pois a vida é uma roda e quem hoje esta por cima, um dia pode estar por baixo e dai o que vai restar serão os amigos que você fez na sua carreira.

Um comentário:

  1. Bela entrevista com nosso campeão ... Vcs do Blog estão de Parabéns ....

    ResponderExcluir